Silhouette Sem Mistérios

Qual papel usar?

post-24-02Essa é a dúvida de muita gente!

Agora que já conhecemos alguns tipos de papeis mais usados nesse meio, vamos ver como escolher o melhor papel para nosso trabalho.

Quando iniciamos um projeto, precisamos ter em mente como e onde ele será usado e qual tipo de acabamento queremos nele.

Por exemplo, uma caixa bala, utilizada para compor uma mesa de festa, precisa ter um papel um pouco firme, mas não precisa ser muito, pois em geral ela será descartada após a festa. Nela então podemos usar um papel 180g e escolher o acabamento fosco ou brilhante de forma que combine com a decoração da festa. Já uma shadow box que será utilizada como quadro precisa ter um papel mais firme, pois será utilizada por um longo tempo e deve ter grande durabilidade. Um papel 240g ou superior seria o mais recomendado nesse caso e com um acabamento fosco para não tirar a atenção do conteúdo do quadro em si.

Outra coisa que precisamos ter em mente é o tipo de impressão. Se temos uma impressora laser ou a jato de tinta e se esse material precisa ou não ser resistente à água. E um terceiro ponto é se esse material precisa ou não ser adesivo.

Montei então essa tabela, para nortear o trabalho:

tipos-de-papel
QUAL PAPEL USAR

COMO ESCOLHER A GRAMATURA

Vamos falar um pouco especificamente sobre a gramatura e a firmeza do papel.

Você já deve ter notado que existem papeis da mesma gramatura e com a firmeza diferente. Por exemplo, se compararmos um papel couchê 180 com um color plus 180 vemos que o color plus é um pouco mais firme. Isso se dá devido à diferença na composição da massa deles.

Dessa forma, temos que ter certo cuidado ao escolher a gramatura do papel para cada tipo de projeto.

Basicamente temos o seguinte:

  • Para projetos pequenos ou que precisem de flexibilidade maior, utilizamos papeis de gramatura baixa (até 120)
  • Para caixas pequenas de uso descartável utilizamos papeis de gramatura intermediária (180 aproximadamente)
  • Para projetos grandes e/ou projetos de uso prolongado utilizamos gramaturas mais altas (220 ou superior)

Então, escolha a gramatura do papel com sabedoria para que seu projeto tenha a qualidade esperada.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre os diversos tipos de papeis. Caso tenha curiosidade, leia um pouco mais sobre cada um: Offset, Opalina, Couchê, Glossy, Matte, Kraft, Color Plus, Canson

Magali Santos

 
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top