Silhouette Sem Mistérios

Tipos de Papel – Couchê

Hoje vamos falar um pouquinho do papel couchê.

O couchê é produzido a partir da composição de celulose branqueada de fibras curtas com uma ou ambas as faces recobertas por uma fina camada de substâncias minerais, que lhe dão aspecto cerrado e brilhante. A porosidade de seu revestimento oferece menor selagem de tinta. Como resultados temos uma reprodução mais lisa e brilhante, cores mais vivas e ótima qualidade na impressão de imagens, meio-tom e retículas finas. Para a impressão de textos o papel gessado é muito lúdico e por isto incômodo à vista. Defeito que se tem procurado contornar com a criação das tonalidades mate.

O couchê brilhante pode ser encontrado revestido em um ou nos dois dos lados, indicado para trabalhos que demandam alta qualidade de impressão em uma das faces, ou nas duas faces. Utilizado para impressão de etiquetas, rótulos, cartões e peças promocionais, de capas de livro, revistas, catálogos, encartes promocionais e artísticos.

O couchê fosco é revestido nas duas faces, indicado para trabalhos em que se deseja excelente contraste de impressão e alto brilho da tinta gráfica.

É necessário distinguir couchê de duas faces de alguns papéis simplesmente bem acetinados, que com eles se confundem; molhando-se e friccionando-se uma extremidade do papel, se for couchê, a camada de branco desfaz-se.

Possui elevado grau de brancura, excelente rigidez, forte opacidade e superfície fosca diferenciada. Utilizado para impressão de livros, revistas, postais, catálogos, encartes promocionais e artísticos, relatórios, diplomas e gravuras.

Indicado para impressora à laser, não sendo uma boa opção pra jato de tinta.

Gramaturas: 70, 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (nacional) e 270, 300 e 370g (importado).

Fontes:
Imprensa Oficial
Sudipel
Tudibao

Outros tipos de papel:
Offset, Opalina

 Untitled1

 
Share

3 thoughts on “Tipos de Papel – Couchê

    1. Aqui uso lamina 3 pressão 33 para lâminas novas e lâmina 4 pressão 25 para lâminas mais gastas.
      A velocidade vai depender da quantidade de detalhes do trabalho.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top